O que é Urinálise ou Exame de Urina (também chamado de "Teste de Urina")?
Um exame de urina é um teste simples que analisa uma pequena amostra de sua urina. Pode ajudar a encontrar problemas que precisam de tratamento, incluindo infecções ou problemas renais. Também pode ajudar a encontrar doenças graves nos estágios iniciais, como doença renal, diabetes ou doença hepática. A urinálise também é chamada de “teste de urina”.
Um teste de urina pode incluir três partes:
Exame visual. A urina será examinada quanto à cor e transparência. O sangue pode tornar a urina vermelha ou da cor de chá ou cola. Uma infecção pode fazer com que a urina pareça turva. A urina espumosa pode ser um sinal de problemas renais.
Exame microscópico. Uma pequena quantidade de urina será examinada ao microscópio para verificar se há coisas que não pertencem à urina normal e que não podem ser vistas a olho nu, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos (ou células de pus), bactérias (germes) , ou cristais (que são formados a partir de substâncias químicas na urina e podem, eventualmente, ficar maiores e se tornar pedras nos rins).
Teste de vareta. Uma vareta é uma vareta fina de plástico com tiras de produtos químicos. É mergulhado na urina. As tiras mudam de cor se uma substância estiver presente em um nível acima do normal. . Algumas das coisas que um exame de vareta de medição pode verificar incluem:
A acidez (pH) é uma medida da quantidade de ácido na urina. Um pH acima do normal pode ser um sinal de cálculos renais, infecções urinárias, problemas renais ou outros distúrbios.
A proteína é um bloco de construção importante no corpo. Todo mundo tem proteína em seu sangue. Mas deve estar apenas no sangue, não na urina. Seus rins desempenham um papel neste processo. Rins saudáveis removem resíduos e água extra do sangue, mas deixam para trás as coisas de que seu corpo precisa, como proteínas. Quando os rins são lesados, a proteína vaza para a urina. A presença de proteínas na urina sugere que as unidades de filtragem dos rins estão danificadas por doenças renais.
A glicose (açúcar) geralmente é um sinal de diabetes.
Os glóbulos brancos (células de pus) são sinais de infecção.
A bilirrubina é um produto residual da degradação dos glóbulos vermelhos velhos. Normalmente é removido do sangue pelo fígado. Sua presença na urina pode ser um sinal de doença hepática.
Pode haver sangue Pode ser um sinal de infecção, problema renal, certos medicamentos ou até mesmo exercícios pesados. Encontrar sangue na urina requer mais testes. Isso não significa que você tenha um problema médico sério.
Um exame de urina pode ajudar a detectar muitas doenças antes que você sinta os sintomas. Encontrar e tratar um problema precocemente pode ajudar a evitar que doenças graves piorem.
O exame de urina é importante para avaliação da função renal e infecções do trato urinário, podendo auxiliar no diagnóstico e avaliação da eficácia de um determinado tratamento. E para garantir ainda mais precisão nos resultados e oferecer uma tomada de ação mais rápida aos médicos, a Central de Exames investiu em novos equipamentos para análise de urina automatizada.
O que muda com a análise de urina automatizada?
– Mais agilidade/produtividade (120 testes/hora).
– Maior controle no processamento dos exames devido ao uso de código de barras.
– Biossegurança para o operador devido a baixa manipulação das amostras.
– Necessita amostras menores gerando assim, menos rejeitos plásticos e orgânicos.
– Maior precisão nos resultados dos exames.
– Dispensa o uso de microscópio pois o equipamento gera imagens digitais que podem ser analisadas diretamente na tela do computador.