fbpx

Unidades da Central de Exames realizam teste para detectar Covid-19

O novo coronavírus já contagiou até o final de junho mais de 1,3 milhão de brasileiros, sendo quase 25 mil casos apenas em Santa Catarina. Deste contingente, 312 pessoas não resistiram no Estado. A recomendação de evitar aglomerações e manter outras medidas de segurança e higiene permanece, mas com a chegada do inverno o vírus se torna mais resistente, o que aumenta as chances de contágio e exige ações mais drásticas.

Para evitar a proliferação da doença, a recomendação do Ministério da Saúde é realizar o exame caso surja qualquer um dos sintomas, que são:

  • Dor de cabeça muito intensa
  • Febre 
  • Dor de garganta
  • Falta de ar
  • Problemas digestivos 
  • Falta de olfato

A Central de Exames é um dos estabelecimentos de saúde credenciados para realizar o exame. Atualmente, todas as unidades da rede estão realizando 2 tipos de exames:  

  1. PCR 

RT-PCR, ou PCR em tempo real, é o teste molecular que detecta a presença direta do vírus no organismo, usando amostras colhidas das vias respiratórias do paciente com uma espécie de cotonete. 

Quando a coleta pode ser feita:

A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia. 

  1. Sorologia (Teste Sorológico)

O Teste Sorológico verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

Quando a coleta pode ser feita:

Para que o teste tenha maior sensibilidade é melhor que seja realizado 10 dias após o início dos sintomas. Isso porque a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.

→Agende seu exame ou informe-se em www.centraldeexames.com.br